Pantone 2022: inspire-se na decoração do seu Morar com a cor do ano!

Com o  objetivo de divulgar e ampliar a presença da tabela de cores no mercado, a partir dos anos 2000, a Pantone começou a investir fortemente em marketing, permitindo que a escala ganhasse ainda mais destaque no dia a dia dos designers e outros profissionais. 

A empresa é a escala de cores mais usada no mundo todo. Sem deixar de falar dos designers, arquitetos, decoradores, estilistas, entre outros que utilizam a Pantone em seus projetos on e offline e suas escalas. 

Os produtos da Pantone são caracterizados pelos códigos que acompanham a cor, de forma que os usuários notem a sua referência e de que se trata. Gerando ainda mais relevância no mercado em que a empresa está inserida. 

Anualmente a Pantone marca a sua presença movimentando toda a indústria do design e referência visuais. 

Confira a seguir! 

A cor do ano

Como tradição, em meio a transição de um ano para outro, a Pantone realiza uma série de estudos e comportamentos que nos proporcionam as principais tendências de estilo para o próximo ano. Sendo assim, os especialistas em cores da mesma empresa anunciaram o tom “Very Peri” (PANTONE 17-3938) como a cor do ano para 2022. 

Com o olhar voltado para a transformação, Laurie Pressman, vice-presidente do Pantone Color Institute, comenta que: “A cor do ano reflete a inovação e a transformação global que está ocorrendo.”

Simbolizando os novos tempos que seguem após o isolamento social, a próxima cor do ano, tem o objetivo de refletir os padrões e percepções adquiridos nesse período, abrindo portas para explorar e criar novas possibilidades. 

“Enquanto a sociedade continua a reconhecer a cor como uma forma intensa de comunicação e como uma forma de expressar e afetar ideias e emoções, de se envolver e se conectar, a complexidade deste novo tom de azul com notas vermelho-violeta aponta para as possibilidades expansivas que estão diante de nós.” Acrescenta Laurie Pressman.

Dicas de decoração para quem tem um Morar

Variações de roxo

Em uma sala de estar, por exemplo, a nova cor da Pantone pode trazer, para o seu cômodo, um estilo parisiense, com muita sofisticação e uma paleta cromática. 

Revestindo as paredes com tons mais escuros, ornando com o sofá, tapete e outros móveis. 

Cozinha colorida

No ambiente, onde serão preparadas as refeições e rotinas do dia a dia, a combinação ideal seria entre o suave tom de violeta e berinjela, provocando uma certa profundidade, tornando o ambiente clássico e moderno ao mesmo tempo. 

Sendo sempre possível optar por acabamentos dourados, por exemplo, que sejam ainda mais certeiros. 

Rodapés e paredes

Com a mesma paleta, são variadas as combinações de cores possíveis. As combinações clássicas podem ser ainda mais certeiras para a sua decoração.

Podendo ser aplicadas as cores em rodapés, paredes ou outros detalhes do ambiente.

Nos tapetes

Um tapete com uma cor próxima ao Pantone, pode se tornar o destaque do ambiente. A cor protagonista pode ser divertida, otimista e majestosa. 

Em todo o ambiente

Para você que tem interesse em transformar o ambiente no seu próprio universo, a nova cor pode se destacar em diversos elementos, objetos e móveis. 

Surgindo, então, com toda glória e sem medo do exagero.

Você conhece os decorados da Morar? Clique aqui e leia um pouco sobre eles.