Descolados e sustentáveis: saiba mais sobre os paletes! - Morar

Descolados e sustentáveis: saiba mais sobre os paletes!

Para quem gosta e deseja aderir um estilo de vida mais sustentável, saiba que não é preciso abrir mão de uma decoração descolada e elegante. Escolher materiais que não agridem a natureza é um ótimo caminho para essa atitude do bem. Hoje vamos falar especificamente sobre paletes.

Confira no post!

Do que são feitos

A maioria dos paletes no Brasil são feitos da madeira de reflorestamento pinus. Além disso, possuem uma fabricação limpa, de baixo custo de energia e sem adição de produtos químicos.

Após o uso, ainda podem ser reciclados em biomassa, material utilizado como combustível para indústrias.

Os diferentes usos

Os paletes são versáteis e não precisam se limitar à decoração de um único objeto ou cômodo. Com ele, é possível montar camas, sofás, bancos, mesas de centro e de jantar, gaveteiros para frutas, nichos, baús e até mesmo revisteiros.

Exemplo de decoração de paletes para post da Morar Construtora sobre paletes

Paletes podem ser utilizados como cama, revisteiros, baús, gaveteiros ou, como na foto, mesa de centro.

Em nosso apartamento decorado do Vista do Bosque, a arquiteta Renata Guedes fez uma demonstração de como esse elemento pode ser implementado na decoração sem pesar o ambiente.

Introduzido no quarto das crianças, os paletes formaram um tatame para a instalação da cama, além de um painel onde é possível pendurar objetos.

Inspiração

A arquiteta descreve a inspiração do projeto: “veio da intenção de usar um tema ligado à floresta, selva, natureza, na decoração do quarto dos filhos. Por isso optei por utilizá-los na tonalidade natural da madeira.”

Para os mais artesanais, diversos tutoriais na internet ensinam a trabalhar com esse material. Renata preferiu usar a tonalidade natural, mas basta uma lata de tinta para deixar o projeto ainda mais personalizado.

“O palete além de ser um material com baixo custo, pode ser utilizado de várias formas e imprime personalidade à decoração, devido à sua versatilidade”, completa Renata.

Decorado Vista do Bosque com paletes ilustra post sobre decoraçâo com paletes, no blog da Morar Construtora

Paletes formam um tatame para cama no decorado do Vista do Bosque.

Cuidados

O baixo custo foi um dos motivos que fez Renata escolher o uso da madeira de paletes, mas é preciso se atentar à certos cuidados que o material exige.

“Esse material normalmente é feito com madeiras não tão nobres e são utilizados em feiras normalmente. Por isso é necessário ter certos cuidados para tratamento anti-cupins e proteção adequada com verniz específico, dependendo do local onde será colocado”, alerta a arquiteta.

Estar com a madeira corretamente lixada antes de usar evita arranhões ou acidentes dentro de casa.

Exemplo de decoração de paletes para post da Morar Construtora sobre paletes

Paletes são forma sustentável e descolada de decorar o ambiente.

Com personalidade impressa na forma de utilizá-los, os paletes conseguem trazer elementos naturais e modernos para o ambiente.

Venha fazer uma visita no decorado do Vista do Bosque em nosso estande de Laranjeiras e conferir de perto o uso dos paletes. Agende sua visita!

Atendimento onlineAtendimento online