Freezer em dia: Carne bovina, suína e embutidos - Morar Construtora

Freezer em dia: Carne bovina, suína e embutidos

Na primeira parte da série “Freezer em dia” você viu que alguns alimentos não devem ser congelados. Hoje, vamos passar dicas de como guardar carnes suínas, bovinas e embutidos. Todos os tipos de carnes podem ser congelados, bem como os miúdos e os derivados, mas saiba que mesmo assim elas têm um período de validade. As peças devem estar frescas, e dê preferência para aquelas que foram congeladas cruas, como as vendidas nas épocas de entressafra. Não se deve lavar e temperar a carne antes de ser congelada. Apenas tire os ossos e o excesso de gordura. A embalagem ideal é o saco plástico ou de papel aderente, pois as folhas de alumínio são difíceis de soltar da carne congelada e também ocasionam ressecamento. A carne deve ser embalada sem ser dobrada e só pode ser descongelada uma vez, por isso guarde em porções isoladas para cada refeição. Para evitar infecção, recomenda-se guardar em uma embalagem hermeticamente fechada, sem entrada de ar.

Tempo de congelamento

O tempo varia de acordo com o tipo de carne. Por exemplo: a carne bovina fresca pode ficar até 12 meses, já a processada não pode passar de dois meses, assim como linguiças, salsichas e bacon. Carne moída e hambúrgueres devem ser mantidos congelados por até três meses. Presunto e tender podem ficar até quatro meses no freezer, e a carne de porco 6 meses. Anote sempre e cole com uma etiqueta a data de quando o alimento foi guardado para não se esquecer.

Descongelando

O descongelamento ideal de carnes é efetuado no refrigerador, de um dia para o outro. Caso não seja possível, você pode fazer das seguintes formas: – Bifes e Hambúrgueres podem ser fritos ainda congelados em fogo forte, numa frigideira com tampa, deixando uma abertura para não cozinhar. – Carnes para assar podem ser levadas ao forno envolvidas em folha de alumínio até descongelar parcialmente. Tempere e leve novamente ao forno para terminar o descongelamento e assar. – Carnes para fazer sopas e salsichas devem ser colocadas em uma panela com água fria para cozinhar. Havendo necessidade de refogar, cozinhe a carne moída em fogo baixo numa panela tampada com os temperos, sempre mexendo com uma colher para não grudar. – Salsichas e linguiças devem ser descongeladas numa panela com água e óleo. Ao secar a água, automaticamente terá início a fritura.

No próximo post vamos ensinar a armazenar aves. Não perca!

Atendimento onlineAtendimento online