Sustentabilidade: a importância dos aquecedores solares - Morar

Sustentabilidade: a importância dos aquecedores solares nas residências

Já imaginou ter energia renovável em sua casa e, com isso, poder contribuir para a preservação do meio ambiente? Isso é possível por meio do aquecedor de água solar, uma alternativa que, além de ecológica, é também econômica, já que reduz o consumo da energia.

O aparelho é composto pela placa coletora e pelo reservatório solar. A placa fica instalada normalmente no telhado e é a responsável por absorver a radiação solar. O calor, então, é transferido para água e ela fica aquecida. Essa placa é encontrada em diversos tamanhos. Quanto maior ela for, mais potente será em termos de aquecimento.

Já o reservatório solar, também chamado de boiler, é um recipiente cilíndrico com isolamento térmico que fica instalado geralmente no sótão ou logo abaixo do telhado e tem como responsabilidade armazenar a água quente.

Entre suas principais características positivas, destaca-se o fato de ser uma forma de energia renovável, inesgotável e limpa, não agredindo o meio ambiente. Já como negativa, caracteriza-se justamente para o fato de só funcionar durante o dia, enquanto o sol aquece. Por isso a energia solar é considerada uma forma complementar de energia.

Faça um uso consciente e sustentável de energia, opte pelos aquecedores de água solar.

Fontes: Leroy Merlin Portal Metálica

 

Atendimento onlineAtendimento online